segunda-feira, 9 de junho de 2008

TRABALHO DE CAMPO

A cultura cigana é muito forte em Campinas. Não existe estimativa de quantas famílias vivem na cidade, mas bairros como Taquaral e Jardim Eulina são conhecidos por abrigar diversas famílias.
É no bairro Jardim Eulina que está localizada a Igreja Assembléia de Deus comunidade cigana. Esta é uma igreja evangélica voltada somente para a comunidade. Lá eles se reúnem duas vezes por semana para realizar cultos que unem famílias de tradição cigana.












A IGREJA
A igreja existe desde 24 de setembro de 1991 e de acordo com o pastor Jorge Ramos Aristides (líder cigano), ela surgiu pela vontade de Deus. “O povo cigano foi evangelizado por missionários que vieram da França e da Itália, para trazer a palavra de Deus para nós”. A igreja de Campinas foi a primeira a se desenvolver para uma comunidade cigana no Brasil, logo após foram fundadas em outras cidades do país.
Hoje, a Assembléia de Deus, comunidade cigana está presente em 52 países. E o fator que liga os ciganos ao cristianismo é espiritual, na igreja de Campinas fazem parte 550 membros e ela é a única da cidade.

TRADIÇÃO
Os ciganos dão muito valor às suas origens, isso está comprovado no fato da perpetuação das boas tradições. Todos os cultos da Assembléia de Deus comunidade cigana são realizados em romanês (língua nativa do povo cigano). Apesar de lerem a bíblia em português, eles cantam músicas (louvores) e os pastores pregam a palavra de deus em sua própria língua.
Entre as famílias também só é falado esse idioma e segundo Jorge Aristides é para conservar a cultura, afinal não existe escola de romanês as crianças aprendem com seus pais e essa tradição é passada em casa.
Além da língua, os ciganos também preservam os bons costumes de sua cultura, como: o respeito pelos idosos, o casamento entre a comunidade, casa-se virgem e é pago o dote em moedas de ouro (libra esterlina).


Nenhum comentário: