domingo, 11 de maio de 2008

Valorização e Incentivo à Cultura Cigana


Há no Brasil iniciativas que buscam a valorização da cultura cigana. Em 2007, o Museu Escola de História e Cultura Cigana foi inaugurado em Santo André, São Paulo. Nele, a cultura, os valores e história do povo cigano são mostrados ao público através de telas e painéis. A intenção de seus idealizadores é resgatar e valorizar a cultura cigana, buscando o combate ao preconceito que há em torno deles. Além de exposições de artes ciganas, são oferecidos no Museu cursos, conferências, debates, seminários sobre as tradições ciganas e há o intercâmbio com outras instituições do Brasil e do exterior. A intenção de seus organizadores é ter o apoio do poder público para transformá-lo em turismo educativo.
Já o Prêmio Culturas Ciganas, idealizado pela Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), é outra iniciativa que busca a valorização da cultura cigana. Para essa premiação puderam se inscrever pessoas físicas, que se autodeclaram ciganas, e pessoas jurídicas nacionais, privadas e sem fins lucrativos, representativas de ciganos. A entrega dos prêmios acontecerá em 24 de maio, Dia Nacional do Cigano e de sua padroeira Santa Sara Kali, e irá selecionar 20 projetos que receberão R$ 10 mil cada. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas culturais dos povos ciganos, fortalecendo expressões culturais e a identidade cultural, incentivar a participação em projetos e ações e estimular o intercâmbio com as culturas não-ciganas.
A Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural coordena também o Grupo de Trabalho para as Culturas Ciganas, criada em 2006. O grupo é responsável pela indicação de políticas públicas para a cultura cigana, buscando o combate ao preconceito, a inclusão social e cultural e a preservação de tradições, práticas e do patrimônio cultural. Seu trabalho acontece em conjunto com grupos ciganos.
Entre as ações do grupo está a instituição do Dia Nacional do Cigano, que foi decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, além da solicitação dirigida à prefeitos municipais, de permissão de atividades artístico-sociais ciganas em espaços públicos.

Nenhum comentário: